RBaladas
Faça seu login ou cadastre-se.
Home > Galeria da Gatronomia

Galeria de Receitas

Primeira Página   1   2   3   4   5    6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   Última página   
Rocambole salgado sem farinha Rocambole salgado sem farinha

Massa
Numa tigela misture o polvilho doce, o polvilho azedo, o fermento em pó e sal. Reserve.

Numa batedeira coloque as claras e bata bem. Com a batedeira ainda ligada adicione as gemas peneiradas. Diminua a velocidade da batedeira e continue batendo até a massa ficar cremosa (cerca de 10 minutos). Junte esta massa com a mistura de polvilhos (reservada acima) e misture delicadamente.

Numa fôrma untada e polvilhada com polvilho doce coloque a massa (feita acima) e leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos. Retire do forno e desenforme ainda quente sobre um pano levemente umedecido. Reserve.

Montagem
Numa assadeira coloque a massa do rocambole (reservada acima), abra com cuidado, espalhe uma camada de maionese, o recheio de sua preferência e enrole com cuidado. Transfira para uma assadeira untada, pincele o rocambole com molho de tomate, polvilhe queijo meia cura ralado a gosto e leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 10 minutos para gratinar. Sirva em seguida.

Recheio de carne seca
Numa panela coloque o fio de óleo, a cebola picadinha e o alho e leve ao fogo médio até dourar (cerca 5 minutos). Adicione pimenta vermelha picada a gosto, a carne seca e o molho de tomate. Misture bem, corrija o sal e polvilhe salsinha picada a gosto.

Recheio de presunto e queijo
Numa tigela coloque o queijo prato picado, o queijo mussarela, o presunto, os tomates, sal e orégano a gosto e misture bem.

Recheio de palmito
Numa panela aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até dourar. Acrescente o palmito, os tomates, o caldo de carne, a água misturada com a fécula de batata, sal e pimenta do reino a gosto e refogue por mais 3 minutos. Junte a azeitona verde e cheiro verde picado a gosto e misture.

Pernil com Tartar Cítrico do Chef Ricardo Pernil com Tartar Cítrico do Chef Ricardo

Tartar Cítrico

1 - Em uma tigela misture 150 g de limão-galego em gomos sem pele, sem caroço e cortado em cubinhos, 150 g de laranja em gomos sem pele, sem caroço e cortado em cubinhos, 20 g de calda de limão galego, ½ pimenta-dedo-de-moça sem semente bem picadinha, ½ cebola roxa bem picadinha e coentro a gosto picadinha, transfira para uma peneira para escorrer o caldo por 10 minutos. Sirva em seguida acompanhando carnes, entradinhas ou mesmo sobremesas.

Calda de Limão Galego
1 - Com uma faca bem afiada retire a casca de 2 limões galego. Retire das cascas toda a parte branca. Corte as cascas em tirinhas bem finas.
2 - Numa panela coloque as tirinhas das cascas dos limões, 300 ml de água e 300 g de açúcar e leve ao fogo médio até reduzir e encorpar (+/- 20 minutos).
Rolinhos de Pernil

500 g de pernil de porco cortado em escalopes finos (+/- 110 g) sal e pimenta-do-reino branca e preta moída a gosto 60 g de queijo coalho cortado em 4 tiras no sentido do comprimento 1 colher (chá) de transglutaminase (ou um fio de barbante) 1 colher (sopa) de manteiga Rolinhos de Pernil
1 - Com uma faca afiada corte os escalopes em quadrados de +/- 10 cm. Tempere os quadrados de carne na parte interna com sal e pimenta-do-reino branca e preta a gosto.
2 - Na extremidade de cada quadrado de carne coloque uma tira de queijo coalho e com uma faca acerte as pontas para ficar do mesmo tamanho da carne.
3 - Sobre o queijo coalho coloque 1 colher (chá) de transglutaminase, dobre e aperte bem formando um rolinho. Repita o mesmo procedimento com o restante dos quadrados de carne. Enrole cada rolinho no papel filme e leve para a geladeira por 30 minutos para firmar. DICA: a transglutaminase é utilizada para unir as pontas da carne e grudá-la. Você também pode substituir essa substância por um fio de barbante e depois de enrolar a carne, prendê-la com o barbante e depois apertar bem com um papel filme.
4 - Retire os rolinhos da geladeira e tire o papel filme.
5 - Em uma frigideira bem quente derreta 1 colher (sopa) de manteiga. Coloque os rolinhos e doure todos por igual (+/- 2 minutos). Retire do fogo e deixe descansando por 2 minutos. Corte os rolinhos em 9 partes iguais, no total. Reserve-os.
Gratin de Batata-doce Roxa 
1 - Com uma faca afiada corte 1 ½ kg de batata doce roxa sem casca em lâminas finas. Coloque as lâminas em uma panela com água fria e 1 colher (sopa) de açúcar e leve ao fogo médio e após ferver conte 5 minutos. Retire do fogo e escorra as lâminas de batata.
2 - Numa bandeja forrada com papel alumínio coloque um aro quadrado (+/- 10 cm). Dentro do aro coloque uma camada de lâminas de batata e uma camada de molho bechamel. Repita o mesmo procedimento formando 4 camadas de batata e molho terminando com o molho bechamel. Alise a superfície com uma espátula (ou as costas de uma colher). Polvilhe 100 g de grana padano e leve ao forno alto pré-aquecido a 200ºC por 5 minutos. Retire do forno e leve para a geladeira por 10 minutos para gelar.
Molho Bachamel

1º- Numa panela derreta 15 g de manteiga. Coloque 4 g de cebola picadinha e 15 g de farinha de trigo e mexa rapidamente. Adicione 250 g de leite e misture bem até dissolver toda a farinha. Acrescente 20 g de queijo parmesão ralado, sal e pimenta-do-reino a gosto e finalize com 20 g de creme de leite fresco. Desligue o fogo e utilize em seguida. Gelatina de Batata-doce Roxa

1 - Numa panela coloque 100 g de purê de batata-doce roxa, aqueça e junte 11 g de agar agar (ou 24 g de gelatina em pó sem sabor) e leve ao fogo médio por 1 ½ minuto. Retire do fogo e transfira a mistura para um aro quadrado (+/- 8 cm) e espalhe bem. Leve para a geladeira por +/- 10 minutos ou até firmar.
2 - Retire o aro e com uma faca corte a gelatina de batata doce roxa em 9 cubinhos. Reserve.
Montagem do Prato

1 - Coloque os rolinhos e os quadradinhos de gratin em uma assadeira e leve ao forno médio por +/- 1 minuto para derreter os queijos.
2 - Faça um cone com papel manteiga e coloque 3 colheres (sopa) de purê de batata doce roxa.
3 - Num prato de servir faça 4 bolinhas de purê de batata-doce roxa, na borda do prato e intercale com 3 porções de tartar de limão. Depois coloque os 9 quadradinhos de gelatina de batata-doce roxa formando um quadrado no prato, ao lado disponha os 9 gratins de batata doce-roxa e junto posicione os 9 rolinhos de pernil. Em cada cubinho de gelatina coloque uma flor de calêndula. Decore os rolinhos com a casca do limão-galego em calda e sobre o purê de batata-doce roxa coloque 1 minirúcula. Sirva em seguida.

Carolinas de Fubá Carolinas de Fubá

Em uma panela, coloque 100 g de manteiga, 80 g de cebola picadinha e ¼ colher (chá) de alho picadinho e refogue bem. Abaixe o fogo e adicione 50 g de fubá diluído em 400 ml de água e mexa sem parar até cozinhar o fubá (+/- 25 minutos). Acrescente 50 g de farinha de trigo, sal e pimenta-do-reino moída a gosto e misture até soltar do fundo da panela (+/- 5 minutos). Transfira a massa para uma batedeira e bata bem, em velocidade alta, acrescentando 3 ovos inteiros, um a um e bata até ficar uma massa consistente.

DICA: O último ovo deverá ser acrescentado somente se necessário. Observe o ponto da massa, passando a ponta dos dedos, se a massa formar picos, está no ponto.

Coloque a massa em um saco de confeiteiro, aperte o saco e faça as carolinas sobre uma assadeira untada com manteiga. Leve ao forno alto pré-aquecido a 200°C por 10 minutos. Diminua a temperatura do forno para 160ºC e deixe por + 30 minutos até que as carolinas estejam bem douradas. Retire do forno e deixe esfriar. Com uma faca corte ao meio, recheie com o creme de presunto, decore com a cobertura de queijo e salpique páprica, orégano, salsa picadinha, açafrão, ou queijo parmesão ralado a gosto.

Informações adicionais:
Carolinas são pequenas bombinhas feitas de massa cozida e modeladas com saco de confeiteiro. Depois de assadas, podem ser recheadas com pastas salgadas ou cremes doces ou servidas puras como acompanhamento de caldos. Já profiteroles são as carolinas recheadas com chantilly ou creme de confeiteiro e apresentam-se empilhadas e cobertas com calda de chocolate quente ou fria.

Pasta de Presunto
Em um processador, coloque 200 g de presunto picado, 80 g de requeijão cremoso, 60 ml de creme de leite fresco e 1 colher (sopa) de salsinha picadinha e bata bem até formar uma pasta homogênea. Recheie as carolinas.

Cobertura de Queijo
Em uma panela, coloque 1 xícara (chá) de requeijão, ½ xícara (chá) de água, 1 colher (sopa) de manteiga e 1 colher (sopa) de amido de milho e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo e cubra as carolinas.

Nhoque sem Erro Nhoque sem Erro

Massa
Coloque em uma panela com água fervente, batata sem casca, cortada em cubos e deixe cozinhar por 20 minutos. Retire do fogo, escorra as batatas e passe-as pelo espremedor.

Transfira as batatas espremidas para uma panela, adicione 4 colheres (sopa) de leite em pó e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até secar e formar um purê de batatas (aproximadamente 3 minutos). Retire do fogo e deixe esfriar.

Numa tigela coloque o purê de batatas (feita acima), gema, queijo parmesão ralado, sal, pimenta-do-reino moída e noz moscada ralada a gosto e misture. Adicione farinha de trigo e misture rapidamente até formar uma massa lisa.

Pegue uma porção da massa e, numa superfície enfarinhada, vá enrolando a porção de massa com as mãos, fazendo rolinhos compridos com cerca de 30 cm de comprimento. Com uma faca enfarinhada, corte os rolinhos em pedacinhos de 2 cm formando os nhoques e vá reservando-os, sempre polvilhando um pouco de farinha de trigo.

Depois, cozinhe os nhoques em bastante água fervente e, quando eles subirem, retire-os com uma escumadeira e coloque-os numa tigela com água fria para parar o cozimento. Transfira os nhoques para um prato de servir, acrescente o molho de sua preferência e sirva imediatamente.

Molho al Limone
Em uma panela, em fogo médio, derreta manteiga e doure os dentes de alho picados, raspas de limões sicilianos e a cebola picada (por cerca de 4 minutos). Depois acrescente creme de leite fresco e suco de dois limões sicilianos, abaixe o fogo e deixe reduzir e encorpar por aproximadamente 8 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do fogo, coe o molho e acerte o sal. Sirva a seguir com nhoque de batatas.

Molho de manteiga com sabor de azeite
Em uma tigela de inox gelada, sobre uma outra tigela com água gelada e gelo misture, com um batedor de arame, manteiga amolecida, azeite gelado e ervas picadas a gosto (manjericão, tomilho, salsa e cebolinha) até endurecer levemente. Sirva sobre o nhoque cozido.

DICA: Se quiser, pegue porções maiores de massa, recheie com um pedaço pequeno de muçarela e feche em formato de bolinha formando inhocões. Depois coloque-os em um refratário com o molho de sua preferência e leve ao forno para aquecer e derreter o queijo. Sirva em seguida.

Primeira Página   1   2   3   4   5    6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   Última página